Spitz Alemão ou Lulu da Pomerania
É lulu da pomerânia ou spitz alemão?
Os cães spitz se apresentam em cinco tamanhos, sendo o menor também conhecido como pomerânia
Todo lulu da pomerânia é um spitz alemão, mas nem todo spitz alemão é um lulu da pomerânia. Complicou? Vamos descomplicar agora.
O que acontece é que os cães spitz alemão têm variações de porte físico, e os espécimes da raça podem se apresentar em até cinco tamanhos diferentes. Os maiores são os spitz lobo, também conhecidos como Keeshond.
Já os exemplares menores, chamados de spitz anão, são conhecidos também como pomerânia, em alusão à região onde surgiram - hoje equivalente às regiões norte da Alemanha e da Polônia. Eles são descendentes dos cães maiores da família spitz e integram o Grupo 5 do guia de raças da CBKC, destinada aos cães primitivos.
A altura é o que vai determinar a qual subgrupo o animal pertence. O padrão utilizado pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é o seguinte:
21 cm +/- 3 cm* - Spitz anão / pomerânia
27 cm +/- 3 cm* - Spitz pequeno
35 cm +/- 5 cm* - Spitz médio
45 cm +/- 5 cm* Spitz grande
49 cm +/- 6 cm* - Spitz lobo
(*podendo ser para mais ou para menos)
Como medir
“Altura da cernelha” é o termo padrão usado pela CBKC para se referir àa altura dos cães. Essa altura é medida a partir de uma das patas dianteiras até a região da cernelha, que fica localizada entre o ombro e o pescoço do cão. Existe um ossinho nessa intersecção que ajuda a identificar o ponto de referência para a medição.
No caso dos spitz, a CBKC não especifica a média de peso. No entanto deixa claro que deve ser proporcional ao porte de cada cão, para evitar sub ou sobrepeso.
Comportamento
Embora tenha cara de ursinho de pelúcia e seja um excelente cão de companhia, o pomerânia precisa de estímulos intelectuais e atividades para gastar energia. Sim, eles têm bastante energia. Mas não precisa fazer uma maratona com o pet. Lembre-se que ele é de pequeno porte.
Caminhadas diárias e atividades de enriquecimento ambiental suprem bem a necessidade. Caso não tenham estímulos, porém, poderão destruir alguns móveis e outros objetos.
Beijoqueiros
Esses cães são extremamente dóceis e amam beijar os seus humanos favoritos. Carinho e brincadeiras formam o combo dos sonhos dos pomerânias.
Pelos
Os pomerânias possuem uma pelagem chamada de dupla capa. Cada folículo tem um pelo mais grosso, o primário, e cerca de 20 fios de pelos mais fininhos, que compõem o subpelo.
Estima-se que cerca de 95% da pelagem deles seja composta por subpelo, que serve para proteção térmica tanto no frio quanto no calor, amenizando as temperaturas.
E há uma série de cuidados na hora de tosar. Na verdade, o ideal para proteger a saúde do pelo e, principalmente, do subpelo, seria não fazer tosa.
Mas, se for da preferência do tutor fazer, isso só deve ser iniciado após o primeiro ano de vida do cão. O ideal é adotar, no mínimo, três a quatro meses de intervalo entre as tosas.
A tosa nunca deve ser radical, para evitar interferência no subpelo. E, mesmo se for somente a tosa higiênica, é necessário atenção, pois o uso de equipamentos equivocados pode causar danos à região manipulada e desenvolver uma alopecia, não nascendo mais pelagem no local.
O ideal, portanto, é buscar profissionais que sejam capacitados para lidar com a pelagem da raça e saiba como proceder de forma adequada.
Embora os espécimes laranja sejam os mais vistos, esses cães podem ser encontrados em mais de 20 cores diferentes, como branco, preto, creme, marrom, castanho, cinza sombreado, entre outras opções, incluindo tons mesclados.
Se você deseja ter um pomerânia, saiba que terá de lidar com alguns pelos soltos pela casa. Eles devem ser escovados ao menos uma vez por semana, passando para três vezes no período da queda de pelo sazonal, quando acontece a troca do subpelo.
Essa escovação deve ser feita com escova de pinos, que remove menos do subpelo. De preferência, use os modelos sem as bolinhas nas pontas das hastes.
URSINHO OU RAPOZA?
Não existe dois tipos de spitz (urso e raposa). A raça é a mesma, o padrão da raça conforme a CBKC não menciona sobre isso. Conforme a genética, pode haver os de focinho mais curto, outros mais comprido, mas mesmo assim não há parâmetros para ursinho e raposa. Pais com focinho bem curto nem sempre trarão filhotes com focinho curto.
O mesmo se aplica ao tamanho, Filhos de pai e mão anões, nem sempre serão adultos anões!
E, agora, vamos as cores dos Spitz?
Let's go!
O Spitz Alemão, conta com uma variação grande de cores e tonalidades.
Muitos filhotes mudam de cor à medida que se tornam adultos, após a troca de pelos. Por exemplo, um filhote, aparentemente laranja, pode abrir a cor e se tornar creme. Não é possível saber exatamente como isso acontecerá...
Por isso, a nossa recorrente frase: “o Spitz é uma caixinha de surpresa”.
As colorações recorrentes são:
Spitz Preto: pelo e subpelo devem ser pretos e a pelagem de cobertura deve ser brilhante. Se o filhote tiver alguma outra cor, tipo um pinta ou mancha, provavelmente após a troca de pelos ele irá perder, mantendo-se preto sólido.
Spitz Marrom: o Spitz marrom deve ser uniformemente marrom. É o popular chocolate. Os olhos verdes são característicos.
Spitz Branco: o pelo deve ser branco puro sem qualquer tom de amarelo ou creme em particular, que muitas vezes ocorre, especialmente nas orelhas. Importante observar que todos os pelos devem ser brancos, pois se houver tons variantes ou mais escuros o correto é a categoria creme ou pérola.
Spitz Laranja: deve ser uniformemente na variação (tom) média da cor. É aceitável a combinação laranja com branco/creme, sendo a prevalência de laranja, só não é aceitável outro tom de cor para ser classificado como laranja. Observa-se geralmente na barriga, cauda, juba e facinhos esses tons mais claros. Ele, provavelmente terá variações de laranjas em sua pelagem (castanho, creme, caramelo e pontos avermelhados), mas sua cor base é o laranja.
Spitz sombreado de cinza (acinzentado): o sombreado de cinza é um cinza prateado com as pontas dos pelos pretas. Focinho e orelhas de cor escura; ao redor dos olhos os “óculos” bem definidos, apresentam-se como delicadas pinceladas de linhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o canto mais baixo da orelha, junto com marcas definidas e sombreadas formando uma expressiva sobrancelha; uma juba e um colar mais claros sobre os ombros. A coloração azul é um pouco menos comum que as outras, mas é uma cor muito bonita. A pelagem do Spitz Alemão fica na cor de cinza meio azulado.
Spitz Creme: pode oscilar um pouco sua coloração, os pelos podem ser levemente mais puxado para um marrom, mas geralmente é como se fosse um laranja bem clarinho chegando no branco.
Spitz laranja -“sable” (laranja-zibelina): Esta é uma coloração onde os pelos começam bem alaranjados e terminam em um tom bem escuro quase preto. Geralmente o focinho é escuro, de marrom a preto, e os pelos do corpo terminam em uma cor escura, oscilando do avermelhando ao preto. Lembra muito uma capa preta. Barriga, cauda e patas são claros, um laranja muito claro ou creme.
Spitz creme -“sable” (creme-zibelina): segue as mesmas considerações do laranja, mas a base é creme.
Spitz preto e castanho (“tan”): prevalência do corpo preto, com patas, bochecha e sobrancelhas “Tan” (castanho/ amarelo) pelas suas nuances popularmente denominamos o “Tan” como dourado.
Spitz particolor: (tendo o branco como cor dominante): As marcas pretas, marrons, cinzas ou laranjas devem ser distribuídas sobre o corpo inteiro. Normalmente temos como PartColor o laranja e branco, mas também recorrente são as variações branco e preto, branco e marrom (popularmente chamado de PartChoco).
Spitz Merle: três áreas de colorações distintas: áreas totalmente brancas, áreas totalmente coloridas de maneira sólida ou lisa (pretas, marrom ou cinza dependendo do cão) além de áreas com uma coloração diluída e misturada, similar a um mármore.
Spitz Beaver: podemos dizer que é um marrom diluído podendo ser acompanhando de olhos verdes.