Maltês
O Maltês é facilmente reconhecido pelo seu pequeno porte e por conta da pelagem branca ou em tons marfim super macia. Mas esses não são os únicos atributos que fazem da raça uma das preferidas por vários tutores em todo o mundo .
Trata-se de um cão inteligente, esperto, dócil e brincalhão. Com muita gentileza e aparência delicada, ele pode enganar muita gente. Isso porque, é um peludinho cheio de energia e, não à toa, é comumente utilizado para outras funções além de companhia. Ele se destaca como pet de terapia e concorre em competições de agility, tracking e obediência.
Condição física
Já deu para notar que estamos falando de um cãozinho que adora se movimentar. Embora seja tão enérgico, ele também pode apresentar problemas de obesidade por conta de seu metabolismo lento. Portanto, não há nada melhor do que adotar uma rotina com exercícios físicos.
Por outro lado, lembre-se de que não é um cachorro de característica forte e super resistente. As atividades devem ser dosadas e equilibradas. O ideal é caminhar com ele diariamente em percursos com mais de um quilômetro de extensão durante uma hora. De todo modo, se você pensa em ter um amiguinho desses, prepare-se para dar muita atenção e carinho!
Mesmo com o tamanho pequeno, o corpinho do Maltês é alongado. A cabeça é ligeiramente mais longa que o focinho. Os olhos, de coloração ocre escuro, e a expressão, são bem vivos e atentos.
A raça não apresenta variação de cores. A pelagem mais comum é totalmente branca, mas é possível encontrar exemplares com tons de marfim e nuances mais escuras nas orelhas e patas. Os pelos costumam ser mais longos em volta da cabeça, mas também são destacados ao longo do corpo.
Manter a pelagem do Maltês sempre tão fofinha requer vários cuidados. A escovação deve ser feita diariamente. Utilize uma escova de pinos ou um pente de aço inoxidável, assim não há risco de que os pelinhos fiquem emaranhados.
Quando essas precauções não são tomadas, os pelos podem ficar muito embaraçados e as próximas escovações provocarem muita dor. Com isso, a pelagem terá que ser cortada bem curtinha. Portanto, o melhor é manter os cuidados sempre em dia.